Desequilíbrio dos chakras e as disfunções orgânicas

 

Os Chakras são centros ou vórtices de energia localizados em pontos estratégicos de nosso corpo bioplasmático que servem de captação ou desprendimento de energia, 

Vem do Oriente a ideia, de especial valor, de que somos uma combinação das correntes de energia mental, emocional, psicológica e espiritual, que combinam para formar o corpo físico; e de que nossos corpos têm centros de energia chamados “chackras”.

Cada um dos sete centros, localizados em pontos seqüenciais ao longo da espinha dorsal, é responsável pela manutenção da saúde dos órgãos específicos e de funções orgânicas.

A energia flui continuamente pelo nosso corpo, através do topo da cabeça e, à medida que ela viaja pela espinha abaixo, ela “alimenta” cada um dos centros dos chackras. O mecanismo físico da respiração é a contrapartida dessa “respiração não física”, chamada de “prana” e que significa “força da vida” nas tradições orientais.

O fluxo dessas correntes de energia é regulado em nosso corpo por nossas crenças e atitudes, as quais criam todos os nossos padrões de medo, nosso conceito de realidade, nossa compreensão de Deus e do Universo, nossas memórias, e toda a informação que guardamos em nosso cérebro pelas experiências que tivemos e pelos nossos variados tipos de educação e de formação.

Os chakras possuem funções importantes e variadas, tais como:

Controlar o funcionamento adequado de cada órgão e do corpo físico como um todo. Por exemplo, se uma glândula é controlada e energizada por um certo chakra, ela pode ser estimulada ou inibida pelo controle ou manipulação desse chakra. - Desenvolver certas faculdades psíquicas da pessoa, através de sua ativação ou inibição de um chakra específico.

O chakra que mais capta energia é o coronário, e os que mais desprendem são o emocional ou plexo solar, e o umbilical.

Qualquer desestabilização nestes chakras provoca um desequilíbrio energético e emocional e pode ainda desestabilizar a aura.

 Chakras principais

Chakra da Coroa ou Sétimo Chakra

 

Características do Chakra

Nome em Sânscrito: SAHASRARA

(O Lótus das mil pétalas)

Cor: Violeta

Vórtices ou Pétalas: 1000 (972)

Elemento: Não tem

Nota Musical: Si

Correlação Física: Ligado á Glandula Pineal

 

Chakra conhecido como o Chakra das Mil Pétalas, pode também ser representado pela flor de Lótus. Situado no topo da cabeça, é o chakra da conexão com o Universo, da nossa identificação com o Criador, com o plano espiritual e cósmico. É o chakra da alma e da nossa conexão mais pura pois através dele, recebemos a luz divina.

Neste importante centro começamos a canalizar a energia Reiki.  É o canal que nos conecta ao divino nos momentos de meditação e ampliação de consciência. Também ligado às experiências de clarividência,  mediunidade e telepatia.

É o responsável pela irrigação energética do cérebro. Quando há bloqueio nesta importante via de luz e energia,  poderá acarretar em doenças nervosas, pertubações mentais, crises espirituais e até perda da nossa fé. Uma visão materialista da existência também indica uma disfunção no chakra coronário.

Bem desenvolvido, facilita a lembrança e a conscientização das projeções da consciência, e permite uma visão global do universo. É o chakra da espiritualidade.

 

Fatores Regulados pelo Chakra Coronário ou da Coroa:

Percepção além do tempo e espaço

Consciência Superior

Capacidade espiritual

Totalidade

Percepção

Conceitos Mentais

 

Chakra Frontal  ou sexto  Chakra

 

Características do Chakra

Nome em Sânscrito: AJÑA

(O Centro de comando)

Cor: Azul Índigo

Vórtices: 96

Elemento: Não tem

Mantra ou Som: Om

Nota Musical: Lá

Correlação Física: Glandula Pituitária (Hipófise)

O Chakra Frontal também é conhecido como o chakra do Terceiro Olho. Está intimamente ligado à nossa intuição, também chamada de visão interior. Ele está localizado no meio da testa, logo acima do nível dos olhos. Sua cor é o azul índigo. Seu som (mantra) é o Om, provavelmente um dos mantras mais conhecidos por ser utilizado não só no Reiki  como também na Yoga, aparecendo e sendo vocalizado em diversas músicas e meditações.

Desequilibrado, pode levar ao vício de drogas ou álcool, além de comportamentos de fanatismo. Também pode gerar uma fragilidade mental ou emocional, resultando em instabilidade na vida e falta de opiniões definidas.

O Chakra Frontal equilibrado aguça nossos sentidos e nos permite notar e acreditar em nossa intuição, tornando-a uma guia poderosa para a vida. Nos sentimos mais conectados e mais seguros. Um sentido de liderança natural, que não é sustentado pelo orgulho, mas por uma certeza maior, inata e interna.  Conseguimos entender nosso papel na sociedade e no trabalho de forma a aproveitá-lo ao máximo.

Também é o chakra relacionado com as artes, a imaginação e a criatividade.

 

Fatores Regulados pelo Chakra Frontal:

Intuição

Imaginação

Devoção

Sabedoria

Percepção

Vidência

Conceitos Mentais

Liderança

 

Chakra Laríngeo

 

Características do Chakra

Nome em Sânscrito: VISHUDDA

(“O purificador”)

Cor: Azul Claro

Vórtices: 16

Elemento: Éter

Som: Ham

Nota Musical: Sol

Correlação Física: Ligado à Tireoide

 

O Chakra Laríngeo está situado na região da garganta e sua cor é azul claro. É considerado o chakra da comunicação e também traz criatividade. Distúrbios neste chakra podem gerar medo da desaprovação e de fracasso na vida social, resultando muitas vezes em agressividade em relação aos outros.  Também influi em nossa capacidade de comunicação, podendo afetar a própria fala. Equilibrado, o chakra laríngeo traz verdade e clareza ao ouvir e ao falar, com uma comunicação construtiva, que visa o entendimento e o crescimento. É um portão de entrada para uma conexão mais profunda com uma consciência espiritual mais elevada.

 

Fatores Regulados pelo Chakra Laríngeo:

Comunicação

Criatividade

Conhecimento

Honestidade

Integração

Lealdade

Paz

 

Chakra Cardíaco

 

Características do Chakra

Nome em Sânscrito: ANAHATA

(Invicto ou Inviolado)

Cor: Verde

Vórtices: 12

Elemento: Ar

Som: Yam

Nota Musical: Fá

Correlação Física: Ligado à glândula Timo

 

É o chakra do Coração. O chakra Cardíaco é fundamental para nosso sistema de equilíbrio e rege os pulmões e o coração. É o chakra responsável pelos sentimentos de amor puro, assim como sentimentos de gratidão e generosidade. O sentimento de amor representado neste chakra não é limitado ao amor entre dois parceiros e sim um sentimento mais amplo, que abrange o amor ao ser humano e à vida. Bloqueado pode gerar sentimentos de egoísmo e ressentimentos.

Sua relação com o elemento ar é muito representativa da sua função em nosso equilíbrio. Se estamos ansiosos ou sofremos uma perda emocional é comum a sensação de falta de ar, assim como o gesto de colocar as mãos no coração, em busca de alento. Da mesma forma, o chakra cardíaco equilibrado traz confiança, com uma sensação de que podemos encarar a vida de frente, de peito aberto.

Também é o chakra responsável pela ligação entre os 03 chakras inferiores e os 03 chakras superiores, tendo a importante função de ser uma ponte entre os chakras mais elevados ou espirituais e os chakras da Terra.

 

Fatores Regulados pelo Chakra Cardíaco:

Amor Incondicional

Capacidade de Perdoar

Altruísmo

Compaixão

Confiança

Esperança

 

Chakra do Plexo Solar

 

Características do Chakra

Nome em Sânscrito: MANIPURA

(Cidade das Jóias)

Cor: Amarelo

Vórtices: 10

Elemento: Fogo

Som: Ram

Nota Musical: Mi

Correlação Física: Ligado aos Pâncreas

 

O chakra do Plexo Solar é um chakra poderoso pois é o chakra da auto-expressão. É um chakra muito relacionado ao nosso ego e à nossa personalidade. Ele representa a nossa relação com a vontade e o poder e é reconhecido como o centro destes dois fatores. A falta de equilíbrio é gerada quando estes fatores ganham uma importância exacerbada em detrimento de outros valores, como o amor e a doação, por exemplo. É o chakra regulador das nossas vontades de saber, aprender e comunicar. Desequilíbrios neste chakra podem gerar sentimentos de inferioridade, posse, ambição desmedida, inveja e ansiedade. Já o chakra equilibrado promove uma forte auto confiança que independe do exterior.

 

Fatores Regulados pelo Chakra do Plexo Solar:

Auto controle

Autoridade

Auto Aceitação

Energia

Humor

Poder pessoal

Transformação

 

Chakra Umbilical

 

Características do Chakra

Nome em Sânscrito: SWADHISTANA

(“Morada do Prazer”)

Cor: Laranja

Vórtices: 06

Elemento: Água

Som: Vam

Nota Musical: Ré

Correlação Física: Ligado às Gônadas

 

O chakra umbilical  localiza-se na região do umbigo, sendo aberto para frente e também possui um vórtice posterior. Sua cor é laranja. É um chakra relacionado com a nossa capacidade de amar a vida. Relaciona-se também com a qualidade do amor ao sexo oposto que a pessoa é capaz de sentir. Se não estiver aberto pode ser responsável por medo de proximidade física, ou pela mente muito centrada na razão, que não permite que a vida seja mais prazerosa. É o chakra da reprodução.

 

Fatores Regulados pelo Chakra Umbilical:

Qualidade de amor ao sexo oposto

Gosto pelas coisas belas, pela arte

Abertura para Coisas Novas

Relações afetivas, amorosas e sexuais

Reprodução

 

Chakra Básico

 

Características do Chakra

Nome em Sânscrito:

MULADHARA (“Base e Fundamento”)

Cor: Vermelho

Vórtices: 04

Elemento: Terra

Som: Lam

Nota Musical: Dó

Correlação Física: Glândulas Supra-Renais

 

O chakra básico situa-se na base da coluna vertebral e tem quatro pequenos vórtices, de cor vermelha. Este chakra representa a ligação do ser humano com o planeta Terra, com o mundo material e físico. Quanto mais aberto e vitalizado o chakra básico, mais elevada será nossa energia física (disposição). Este é  chakra geralmente associado aos recursos econômicos, à capacidade de lidar com dinheiro, à  nossa independência em relação a outras pessoas, sentido de rumo e orientação na vida, entre outros fatores. Ele também regula a nossa capacidade de lutar pela realização dos nosso ideais.

 

Fatores Regulados pelo Chakra Básico:

Sobrevivência

Auto Estima

Evolução da Identidade

Realização

Autonomia